Páginas

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Endomarketing


O que é Endomarketing?

O Endomarketing busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional e usa no ambiente de interno de trabalho das corporações, normalmente utilizado para abordagens ao mercado.

As empresas precisam convencer seus funcionários que antes de vender é preciso convencer os clientes a comprá-lo. Surgindo então um elemento de ligação entre o cliente, o produto e o empregado.

E esse posicionamento de marketing, que é vender um produto, uma idéia, passa a ser tão importante para os dois lados, vendedor e cliente. Significa torna-lo aliado no negócio, ambos se tornam responsáveis pelo sucesso da corporação, ou seja, pelo sucesso da empresa, ambos igualmente preocupados com o seu desempenho. Funcionário prestativo e atencioso e cliente satisfeito.

O recursos humanos esta envolvido direta e indiretamente com o Endomarketing, empresas de todo mundo têm tratado o tema com maior cuidado, com o advento da Globalização, que acelera cada dia mais esse processo.

Por que é importante?

Com a globalização as tecnologias em transportes e comunicação alteraram o ritmo na economia mundial, hoje o cliente pode comprar de tudo em qualquer lugar do mundo, esse fenômeno não é novidade.

A internacionalização dos negócios terminou por induzir a transformação dos mercados, que agora se voltam para o setor de serviços com maior interesse e disposição de investimentos.

E quando falamos em serviços, fundamentalmente tratamos da interferência direta do ser humano na idealização, preparação e execução de atividades que terminam por formatar o produto que é entregue ao cliente.

O Marketing foi descoberto a uns 50 anos e tornou-se a principal alavanca de crescimento dos negócios em grande escala. Os reflexos sobre a produção industrial foram diretos e imediatos. O setor cresceu. O mesmo movimento parece acontecer em relação ao Endomarketing e o setor de serviços.

O Endomarketing será tão importante para o crescimento dos negócios nesse cenário. Empresas que souberem estruturar seus planos de abordagem aos empregados saem na frente, visando à máxima qualidade do produto ou serviço que oferecem aos seus clientes.

Conexão com Rh e MKT

O Marketing por ser a raiz do Endomarketing. Dele extrai seus fundamentos, mas desenvolve seus próprios conceitos a partir da peculiaridade do publico a que se destina.

Ao contrario dos consumidores comuns, os consumidores externos o publico interno termina por diferenciar substancialmente o Endomarketingdo do Marketing. Esse público interno possuem, necessidades muito especificas e são atingidas pela comunicação de maneira direcionada.

O Recursos Humanos das empresas fornecem elementos para a composição de políticas e panos de Endomarketing, a partir de pesquisas e análise detalhada da formação, comportamento e nível de comprometimento das pessoas que compõem seus públicos internos.

Pode parecer que o Endomarketing é menos complexo por se tratar de um publico pequeno e fechado. Mais ao contrário do que parece, é mais sustentável ao sucesso do que o marketing, que é mais aberto e de resultados mais amplos.

Considerando que as organizações são aglomerações humanas, com interesses comuns e também divergentes, eis a complexidade que reveste a gestão de pessoas e o conseqüente direcionamento do Endomarketing para a obtenção dos resultados esperados.