Marketing
Pessoal
Um conjunto
de ações e atitudes que mostram o que você tem de melhor para o mercado. Suas
habilidades, seus conhecimentos e tudo aqui que você sabe fazer.
No MKT Pessoal, você tem um produto (que é você mesmo), e saber vender esse
produto é o grande segredo; não basta cuidar só da aparência, tem que conteúdo,
é claro que saber se vestir é importante, mas mostrar o que você sabe fazer tem
um peso muito maior. A aparência um dia acaba, um dia ficamos mais velhos,
carecas, engordamos e não temos o corpo que tínhamos, mas o conhecimento tende
a aumentar.
Trabalhar
seus conhecimentos (suas competências), tudo isso ajudam a criar situações de
valor para você aparecer; não é sair por ai com uma melancia pendurada no
pescoço, é fazer que pessoas façam a sua “propaganda”; que elas comentem com os
outros de você ou do serviço que só você sabe fazer. Nunca fique falando das
suas competências para os outros, isso cria uma imagem negativa, o segredo é
sempre fazer que as pessoas lembrem e falem de você.
Cuide muito bem do seu caráter, ao longo de nossas vidas criamos um rastro de
ações que ficam para sempre na memória das pessoas, e se um dia você “pisar na
bola” ficará muito difícil reparar esse erro, e isso poderá prejudicar sua
imagem; ficando mais difícil a conquista do seu espaço.
Motivação, é tudo aquilo que fazem as pessoas ficarem satisfeitas e acabam
levando elas a fazerem algo.
Pessoas humildes têm mais facilidade de encarar a vida e seus obstáculos, pois são
pessoas que olham para cima, já as pessoas prepotentes, as que já estão na
parte de cima pedem a olhar somente para baixo e se comparar com os menos favorecidos,
pessoas assim crescem mais.
Nunca se esqueça, marketing pessoal não autopromoção.
A entrevista de emprego é
uma grande venda; a pessoa que vende precisa saber informações da pessoa que
compra; nesse caso a empresa. Saber o que Ela (empresa) precisa e quais as
necessidades podem valorizar suas habilidades na hora da venda. Tornando-se
compatível com as necessidades Dela, nesse caso a pessoa que esta te
entrevistando.
Na hora do currículo, analise cada empresa, faça um currículo personalizado para
cada uma empresa que visite.
Não minta, a imagem do profissional tem que ser exatamente igual ao que você
apresentar para as empresas, hoje, num mundo cada vez mais globalizado e
digital, ficou muito mais fácil descobrir que você é.