Páginas

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Marketing Pessoal - Reflexões parte 08


Marketing Pessoal

Um conjunto de ações e atitudes que mostram o que você tem de melhor para o mercado. Suas habilidades, seus conhecimentos e tudo aqui que você sabe fazer.

No MKT Pessoal, você tem um produto (que é você mesmo), e saber vender esse produto é o grande segredo; não basta cuidar só da aparência, tem que conteúdo, é claro que saber se vestir é importante, mas mostrar o que você sabe fazer tem um peso muito maior. A aparência um dia acaba, um dia ficamos mais velhos, carecas, engordamos e não temos o corpo que tínhamos, mas o conhecimento tende a aumentar.


Trabalhar seus conhecimentos (suas competências), tudo isso ajudam a criar situações de valor para você aparecer; não é sair por ai com uma melancia pendurada no pescoço, é fazer que pessoas façam a sua “propaganda”; que elas comentem com os outros de você ou do serviço que só você sabe fazer. Nunca fique falando das suas competências para os outros, isso cria uma imagem negativa, o segredo é sempre fazer que as pessoas lembrem e falem de você.

Cuide muito bem do seu caráter, ao longo de nossas vidas criamos um rastro de ações que ficam para sempre na memória das pessoas, e se um dia você “pisar na bola” ficará muito difícil reparar esse erro, e isso poderá prejudicar sua imagem; ficando mais difícil a conquista do seu espaço.

Motivação, é tudo aquilo que fazem as pessoas ficarem satisfeitas e acabam levando elas a fazerem algo. 

Pessoas humildes têm mais facilidade de encarar a vida e seus obstáculos, pois são pessoas que olham para cima, já as pessoas prepotentes, as que já estão na parte de cima pedem a olhar somente para baixo e se comparar com os menos favorecidos, pessoas assim crescem mais.

Nunca se esqueça, marketing pessoal não autopromoção.

A entrevista de emprego é uma grande venda; a pessoa que vende precisa saber informações da pessoa que compra; nesse caso a empresa. Saber o que Ela (empresa) precisa e quais as necessidades podem valorizar suas habilidades na hora da venda. Tornando-se compatível com as necessidades Dela, nesse caso a pessoa que esta te entrevistando.

Na hora do currículo, analise cada empresa, faça um currículo personalizado para cada uma empresa que visite.

Não minta, a imagem do profissional tem que ser exatamente igual ao que você apresentar para as empresas, hoje, num mundo cada vez mais globalizado e digital, ficou muito mais fácil descobrir que você é.

Marketing Pessoal - Algumas dicas


Mkt Pessoal

Um dos primeiros passos para se ter um bom marketing pessoal é fazer aquilo que gosta; ter boa aparência e procurar se envolver com pessoas do mesmo ramo de atividade. Numa empresa o MKT tem a função de tornar a marca (empresa), Conhecida, Apreciada e Comprada. O MKT Pessoal é exatamente a mesma coisa.


Aparecer sem ser CHATO; conseguir a simpatia da chefia sem ser um “puxa saco”.

Um bom exemplo é o garçom, você nunca o vê, mas quando precisamos dele ele esta sempre do nosso lado. Sempre com um sorriso e disposta a nos servir.


Veja aqui alguns tópicos para seguir e criar um bom Marketing Pessoal

Liderança – Ser prestativo, estar sempre disposta a ajudar os colegas de trabalho; pessoas assim geralmente são formadoras de opinião.

Confiança – Tem um exemplo muito bacana que é o seguinte: quando uma pessoa pergunta como ficou o jogo da noite anterior, tem sempre uma pessoa referência para saber dos resultados; na hora achamos essa pessoa. É saber conhecer os produtos e como funciona a empresa que trabalha.

Visão – Alguém que entende o que esta fazendo e por que esta fazendo, pessoas assim tem a facilidade de sugerir melhorias no andamento dos serviços. É se preocupar com “as pequenas idéias de todos” e não se preocupar com a grande idéia.

Espírito de Equipe – Oferecer ajuda aos colegas mesmo sem precisar, é estar sempre pronto para servir.

Maturidade – Solucionar conflitos sem provocar mais conflitos, sem não tem como resolver, não se envolva.

Integridade – É fazer o seu trabalho sem prejudicar os seus colegas, mesmo que no fundo você tenha a vontade de prejudicar, vontade é um desejo e desejos não mostra que você “seja uma pessoal sem integridade”, é esse desejo que temos que controlar.

Visibilidade – ser o primeiro a levantar a mão quando o patrão precisa de ajuda ou precisa de algum voluntário para realizar uma tarefa.

Empatia – Saber elogiar o trabalho dos colegas, mesmo que isso mostre que o seu colega tenha feito um serviço que você não teve a capacidade de fazer.

Otimismo -  Pensar positivo sempre, tornas as coisas mais fáceis de resolver.

Paciência -  Ser paciente e acreditar que você conquistará seu espaço e será valorizado; não adianta ficar reclamando que precisava ser mais valorizado e esquecer de exercer as funções pelas quais você foi contratado.

Marketing Pessoal - Hitch Conselheiro Amoroso


Esse foi um tema muito legal, escolhi esse filme para explicar sobre marketing pessoal, assisti esse longa na minha faculdade, me lembro que foi super criativo e autêntico. Hitch Conselheiro Amoro mostra alguns tópicos bem bacanas na hora de "traçar o perfil e as condutas" para fazer um bom marketing pessoal, são eles: Antecipar as necessidades; Adaptar-se ao mercado; ser verdadeiro; ter objetivo; escutar sempre; conhecer muito bem o mercado antes de atuar; que o mercado muda a todo instante; escolher as mídias certas; aprender a pesquisar o mercado; ter foco; ter visibilidade e falar na hora certa; ter confiança nos seus talentos; assumir responsabilidades; ter caráter e ser criativo.

Esses são alguns tópicos que discutimos logo após assistir ao filme. É importante lembrar que em nossas vidas deixamos um "rastro" de tudo aquilo que fizemos, coisas boas e coisas ruins, é necessário que nossos rastros sejam mais de coisas boas; nosso passado pesa muito na hora de fazer um bom marketing pessoal.