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terça-feira, 20 de julho de 2010

Endomarketing - Satisfação e Comunicação

Funcionários motivados são mais produtivos e propagam esta satisfação junto aos consumidores.



Satisfação de Funcionários e Clientes

Muitas empresas gastam milhões em treinamento de equipes, mas antes de assumir esses gastos é preciso descobrir se sua equipe esta realmente “puxando” a corda para o mesmo lado, pois esses funcionários são os porta-vozes da sua marca, funcionário insatisfeito prejudica o atendimento; é preciso descobrir se o funcionário esta interessado ou se tem algum tipo de interesse na empresa.
Vamos dividir esses funcionários em categorias e critérios:


01 – Apóstolos; são aqueles que estão alinhados com os objetivos da empresa, em outras palavras são os que vestem a camisa.
02 – Terroristas; são grupos opostos, desmotivados e insatisfeitos com a empresa ou com o dono da empresa.
03 – Passivos; embora motivados, não estão encantados e por isso ficam “paradões”, ou seja ficam sempre na dele e nada conforme a maré.
04 – Mercenários; como o próprio nome já diz, faz tudo por dinheiro, se a firma esta bem ou não, o negocio é o salário no final do mês.

É fácil medir esse grau de satisfação dos clientes internos e externos, basta avaliar os resultados obtidos com as vendas e prestações de serviço, e os “comentários” no famoso boca a boca, (esse é o melhor marketing).
Antes de investir em milhões em treinamento e salários, pesquise seus funcionários, uma boa tarde desses funcionários não se satisfazem a penas com salários. Às vezes melhorias no ambiente de trabalho, transporte, alimentação e demais benefícios ajudam a satisfazer e “cativar” esse funcionário, isso é endomarketing, é descobrir os segredos para satisfazer esse cliente interno.


Comunicação Interna e Externa


A comunicação interna deve se transformar para engajar os funcionários, trabalhar com campanhas internas que busquem entender seu publico, descobrir seus desejos e necessidades, para depois trabalhar com objetivos específicos e não trabalhar campanhas voltadas para os valores da empresa. Os funcionários são tão importantes quanto à empresa e criar campanhas pensando somente na marca não funciona essa troca de informação é muito importante, pois o funcionário esta na linha de frente e pode contribuir para futuras ações, é preciso separar campanas externas e internas. Mas também interagir e participar das campanhas externas para o publico interno.
O que quero dizer é que as ações internas são para melhoria no grau de satisfação dos funcionários e ações externas com opiniões internas têm um valor fabuloso, pesquisas e demais envolvimentos visam esse resultado. Participe seus funcionários de ações, eles são os filtros dos desejos e necessidades dos clientes externos.